terça-feira, 3 de junho de 2014

O que é o Gás Natural ?

O que é o Gás Natural ?       

O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

O Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.


Gás Natural Associado


O Gás Natural associado é aquele que, em reservatórios, se encontra dissolvido em óleo ou se apresenta como uma “capa” de gás. Este tipo de gás, antes de ser distribuído, precisa ser separado do óleo.

Gás Natural Não-Associado


O Gás Natural não-associado é aquele que, em reservatórios, se encontra livre de óleo ou apresenta pequena quantidade deste componente. Este tipo de gás é de mais fácil comercialização, já que não é necessário um processo para separação de componentes.

As explorações de gás natural na bacia de Rovuma.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://www.bahiagas.com.br/


4 comentários:

  1. Oi galera, nós somos do grupo 3 (obtenção do acetileno pela oxidação parcial de hidrocarbonetos) e gostaríamos de saber qual a importância do gás natural para o dia a dia das pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Olá, nós do grupo 5 queremos saber como é realizado o processo de dessulfurização do gás.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a pergunta do grupo 3: O Gás natural é importante pois ele tem uma variedade de aplicações. Dentre elas, ele não é tóxico, é mais econômico, além do uso como combustível e pode também ser usado na refrigeração de ambientes, aparelhos de ar condicionado e refrigeradores a gás, oxi-corte e motores, proporciona maior segurança: não exige estocagem e em caso de um eventual vazamento, sendo o gás natural é mais leve que o ar, dissipa-se- mais facilmente que o GPL e aumenta a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a pergunta do grupo 5: A dessulfurização geralmente é utilizado solução aquosa, a 10 ou 30 de monoltanolamina. Quando a desidratação e a remoção do H2S são realizados ao mesmo tempo posteriormente pode ser lavado com uma solução contendo água, amina e detilenoglicol.
    A unidade de processamento possui torre de absorção (em que o gás bruto entra na torre), uma parte passa o. O liquido da extração entra e sai do absorverdor passando pra uma bateria de trocadores de calor. Quando chega a torre de extração encontra com o vapor de água e logo após ocorre o aquecimento (refervedor) até 250 º F (121,1 ° C), assim o enxofre é removido além de outros gases presente em solução.

    ResponderExcluir