Obtenção e processamento do gás natural, obtenção dos líquidos do gás natural: (planta operada por absorção e refrigeração a propano)
Fluxograma do Processo
Descrição do Processo
A etapa inicial para a obtenção do gás natural se dá a partir da exploração, que consiste em duas etapas: pesquisa e a perfuração do poço. Após a obtenção do gás natural bruto, percebe-se que existem alguns componentes indesejáveis (propano, butano, água e sulfato de hidrogênio) que deve ser retirado antes do gás ser injetado em linhas de transmissão. Então o gás é desidratado antes da dessulfurização. Os quatro métodos a seguir são utilizados na desidratação de gás: Compressão: a remoção de água se dá através de um compressor de gás e em seguida para retirar o vapor de água utiliza-se o sistema de arrefecimento, ou seja, um condensador.
Sustâncias secativas: O tratamento do gás realizado através da alumina e a bauxita ativadas, sílica gel, ácido sulfúrico, a glicerina, o diletileno glicol e soluções concentradas de cloreto de cálcio ou de tiocianato de sódio. O tratamento do gás pelo reagente ocorre em uma torre recheada (contracorrente, e a desidratação ocorre, em um regenerador)
Adsorção: Nesse sistema, um fluído adsorvido, se adere e é retido à superfície de uma substância, adsorvente. Para ocorrer este processo, também pode ser utilizado como adsorventes a alumina ativada ou a silica gel.
Refrigeração: A desidratação do gás pode ocorrer também através da passagem em serpentinas refrigeradas.
Lembrando que a remoção da água é de suma importância, pois a não retirada da mesma pode elevar as taxas de corrosão, surgir congelamento de água (no inverno) em válvulas e reguladoras, além da possível formação de hidratos, com isso podendo ocorrer entupimento das linhas de transmissão. Por outro lado é necessário também fazer a remoção do enxofre, pois a presença do mesmo traz problemas graves, como a formação de óxido de enxofre na combustão, além do surgimento da corrosão.
O teor de enxofre no gás natural varia de acordo com certos lugares, mas basicamente este teor vai de 100 gr/ 100 H ³. Além disso, diversos processos são aplicados para a remoção de H2s dos gases. Mas, na maior parte utiliza-se o processo girbotol( extração por vapor).
Com o processo de dessulfurização geralmente é utilizado solução aquosa, a 10 ou 30 de monoltanolamina. Quando a desidratação e a remoção do H2S são realizados ao mesmo tempo posteriormente pode ser lavado com uma solução contendo água, amina e detilenoglicol.
A unidade de processamento possui torre de absorção (em que o gás bruto entra na torre), uma parte passa o. O liquido da extração entra e sai do absorverdor passando pra uma bateria de trocadores de calor. Quando chega a torre de extração encontra com o vapor de água e logo após ocorre o aquecimento (refervedor) até 250 º F (121,1 ° C), assim o enxofre é removido além de outros gases presente em solução.
Fluxograma de Blocos