quarta-feira, 4 de junho de 2014

Curiosidades



Como se forma 

O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microorganismos de forma anaeróbica.

Principais Características
Odor – O Gás Natural não tem cheiro. Adiciona-se um odorizante que confere ao gás um cheiro característico; Esse cheiro que sentimos é artificial, ou seja, adicionado pelas companhias de gás para que possamos identificar um possível vazamento de gás.
Poder Calorífico – O poder calorífico superior do Gás Natural é 9.400kcal/m³;
Toxidade – O Gás Natural não é tóxico e se dissipa facilmente na atmosfera;
Aspectos da chama – A chama apresenta boa aparência, firmeza e uniformidade com coloração azulada;
Pressão – É distribuído para consumo a baixa pressão.
Onde é encontrado 
Muitas vezes o gás natural é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo


8 comentários:

  1. Boa noite! Aqui é o grupo 8 (aminação por redução). Por que ocorre a variação do enxofre no gás natural e o que o alto nível desse composto pode causar?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, sou do grupo 04 (obtenção do dióxido de enxofre líquido) e gostaria de saber as vantagens desse processo.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite , sou do grupo 6 ( Fabricação de Ácido Sulfúrico pelo processo de contato. ) O Gás natural é uma alternativa de baixo impacto ambiental ?

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Higor da equipe 01. De acordo com o decorrer dos anos, com as extrações desregradas, a quantidade de materiais orgânicos descompostos e acumulados nas rochas não será bem menor do que atualmente, ocasionando a redução do processo, deixando-o mais dificil de ser realizado?

    ResponderExcluir
  5. Respondendo a pergunta do grupo 8: O teor de enxofre no gás natural varia de acordo com certos lugares, mas basicamente este teor vai de 100 gr/ 100 H ³ .O alto nível desses compostos no gás natural podem aumentar a polaridade e a corrosividade do gás e, contaminam os catalisadores, além desses problemas , não há interesse em transportar o gás natural com esta carga extra de contaminantes, não só sobrecarrega o sistema de bombeamento e gasodutos, como também pode provocar a corrosão destes sistemas.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a pergunta do grupo 1:
    Sim, pois o gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agência Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo médio da última década, as jazidas de gás natural irão se esgotar em 100 anos.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo a pergunta do grupo 6 : Sim, o gás natural é uma alternativa de baixo impacto ambiental, pois a sua queima polui relativamente pouco a atmosfera e, por essa razão, ele vem sendo considerado o combustível do futuro. O seu uso contribui para diminuir a taxa de poluição do ar, principalmente nas grandes cidades, como pode substituir formas de energias poluidoras como carvão, lenha e oléo combustível. Contribui ainda para a redução do desmatamento.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo a pergunta do grupo 4:
    As Vantagens são : Um gás livre de contaminantes, não sobrecarrega o sistema de bombeamento e gasodutos, e também não provoca a corrosão destes sistemas.

    ResponderExcluir